terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Casal de Diamantes Bavete


Casal de Diamantes Bavete já em plena criação, têm um ninho com 4 filhos.






6 comentários:

  1. Belo macho topázio, quantos casais de babetes fez para esta época?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Luís tudo bem? Tenho já a criar três casais, um deles já com dois filhos independentes, outro está a chocar é o macho que foi o melhor exótico na Moita com 92 pontos e depois 91 na AviXira, acasalado com uma fêmea topásio que também ficou bem classificada, com 90 pontos, tem 4 filhos anilhados. e tenho outro casal, os pais dos premiados com mais 4 filhos já quase independentes.
    E tu já começaste com as criações.
    Tenho um casal de diamantes que ela pôs 8 ovos nasceram todos, e estão a criar 4 e tirei os outros 4 para os bengalins, nunca me tinha acontecido nascerem 8 só de uma postura. É um casal que vou preservar, pois são muito bons pais, são os do poste anterior ele é azul e a fêmea verde de peito branco.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto bastante do macho que ganhou em Setúbal, pena não ter o bico vermelho vivo mas como é portador de castanho, é algo tipico nos castanhos e portadores. Se fosse eu tinha escolhido uma fêmea castanha para esse macho, só para não misturar mutações. Este macho da foto é um espectáculo e está bem acasalado, a fêmea clássica também é uma boa ave.
      Eu ainda não comecei a criar, daqui a 1 mês espero já ter os casais formados, este ano vou criar com 10 casais de babetes, há que apostar forte. Uma curiosidade, a semana passada fui à correia e serpa e vi lá uma babete que gostei e lá decidi traze-la, quando vejo a anilha tem lá o stam ax72 eheheheh espero que se porte bem cá em casa.
      Bom casal de goulds, o máximo que já fizeram aqui em casa (falando de goulds) foi meterem 7 ovos e nascerem 6.
      Boa sorte com as criações, especialmente com os exóticos.
      Abraço

      Eliminar
    2. Olá, pois fui lá vender os que tinha a mais, essa é irmã do premiado na Moita e também é portadora de castanho, a mãe é castanha, e foi criada pelos pais, é possível que seja boa mãe, uma irmã dela já está a criar 2 filhos.
      Espero que tenhas sorte com ela se vires o nº da anilha até te posso dizer a classificação dela.
      Abraço

      Eliminar
    3. O castanho é uma mutaçao recessiva ligada ao sexo, pelo que as fêmeas não podem ser portadoras.
      A fêmea tem a anilha n° 52 se não estou em erro, amanhã confirmo. Tem uma anilha de marcação roxa. Gosto do comportamento dela, é uma ave calma e até agora todas as fêmeas assim com este comportamento têm sido boas mães. Vou junta-la com um macho clássico portador de ino de 2012 nascido cá em casa, o ano passado criou muito bem directo, este ano é para repetir a façanha com a nova parceira.
      Abraço

      Eliminar
  3. Confirmei o n° da anilha, é mesmo o 52.
    Abraço

    ResponderEliminar